Header Ads


Como jogar Cartola FC


Salve, viciados por Cartola! Este quadro é mais focado para a galera novata, que vai entrar nesse mundo do Cartola FC em 2018 e compartilhar suas mitagens, zicas e as várias emoções com todos os outros milhões de viciados nesse game que tanto amamos.
Se você é um desses iniciantes, fique ligado, pois aqui ensinaremos como criar uma conta, escolher o nome do time, montar a camisa, selecionar um escudo e outros.
E se você não for iniciante e já possui uma conta no Cartola FC, lembre-se que poderá usar a mesma conta, porém também terá que criar o time novamente.



1.    CADASTRO

O primeiro passo é fazer seu cadastro. Para isso, entre na página do Cartola FC, clique em “Entre no Cartola” e preencha o formulário com seus dados pessoais. Você também poderá fazer isso através dos seus dados do Facebook.
Caso tenha feito seu cadastro através do e-mail, você deverá entrar no seu e-mail e ir até a caixa de entrada, pois o Cartola irá enviar um e-mail de confirmação de cadastro, e confirmar o recebimento (caso não esteja na caixa de entrada, procure no lixo eletrônico). Após encontrá-lo, ative sua conta clicando no link contido na mensagem recebida.

2.    CRIE SEU TIME

Agora que você já está cadastrado, é o momento de criar seu time. Primeiramente escolha o nome do seu time, depois escolha o seu nome dentro do jogo, no campo “Nome do Cartoleiro”. Todos que acessarem a página do seu time, verão o nome do time e o nome do cartoleiro.
Após isso, vai aparecer na tela uma lista de times. Selecione o seu time do coração ou o que você mais simpatize.
A próxima etapa é escolher se sua conta será “Cartola FREE” ou “Cartola PRO”.
O Cartola PRO não altera em nada a mecânica do jogo, apenas te dá alguns escudos e uniformes exclusivos e aumenta a quantidade de ligas normais e mata-mata que você poderá participar. Além de te colocar em uma liga exclusiva do Cartola PRO que dá prêmio pros jogadores que se destacarem.
Os próximos dois passos são montar o escudo e o uniforme do seu time, respectivamente. Basta escolher os formatos e cores de seu interesse e clicar em “Concluir escudo”, e na etapa da camisa em “Concluir camisa”.
Para finalizar a criação do time, basta você escolher o patrocinador que estará estampado na camisa do seu time. Lembrando que isso não irá interferir em nada dentro do jogo, é apenas um detalhe para dar mais graça ao game.

3.    ESCALAR SEU TIME

Após criar seu time, você terá 100 cartoletas (moeda virtual do game) para escalar um time competitivo com 11 jogadores e 1 técnico. A partir da página principal do seu time, você verá a opção para escalar seu time, e é a partir dela que a aventura começa.
Após clicar para escalar o time, irá aparecer um plantel vazio, já que você nunca escalou ainda.
Na página da escalação do seu time você verá também o prazo de tempo que terá até o mercado fechar, preste bastante atenção nisso, afinal, uma vez que o mercado fecha, só será reaberto após o término da rodada e você não poderá alterar a escalação do seu time até lá.
Na hora de escalar, escolha a formação que deseja usar, e depois selecione seus jogadores, clicando em cima das posições vagas no seu plantel e escolhendo um jogador para ela.Se estiver com dúvidas, temos colunas no site que irá te auxiliar a fazer uma boa escalação. Lembre-se que você só começa com 100 cartoletas, então tente equilibrar o time ao máximo em todos os setores, pois não vale a pena você enfraquecer um setor para fortalecer outro.
Após escolher a formação, os 11 jogadores e um técnico, clique em “Confirmar time”. Nunca esqueça de confirmar seu time, se não sua escalação não será válida para a rodada.
Com o time confirmado, sua escalação irá aparecer na tela. Caso não tenha gostado de ninguém, você pode clicar em “Vender todo o time” e começar uma nova escalação do zero. Caso queira trocar algum jogador em específico, basta passar o cursor por cima da foto desse jogador no seu plantel e clicar no “X” para removê-lo.

4.    LIGAS

O que dá uma apimentada no Cartola FC é a concorrência. Assim que você cria o time, você automaticamente já entra em 5 ligas públicas: A Nacional, a do seu time do coração, duas dos dois patrocinadores que você selecionou e a do Patrimônio (nessa a disputa é pra ver quem tem mais cartoletas).
Mas além dessas ligas, você também pode participar de ligas privadas e exclusivas com seus amigos. Ao todo, você pode participar de 1 liga clássica (pontos corridos) se for Cartoleiro FREE, ou 6 ligas clássicas se for Cartoleiro PRO. Além das ligas clássicas, existem também as ligas mata-mata, que poderão ter de 4 a 32 times e terá duração de 2 a 5 rodadas. Mas, somente o Cartoleiro PRO poderá criar a liga mata-mata, podendo o Cartoleiro FREE participar quando for convidado por um PRO. Os cartoleiros poderão participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo.
Caso você queira criar uma liga, basta você ir no Menu do Cartola, ir na aba ligas e clicar em “Criar liga”.
Ali, você irá decidir se a liga será clássica (pontos corridos) ou mata-mata (nesse caso, somente Cartoleiro PRO poderá criar). Após escolher o tipo da liga, escolha um nome e escreva uma descrição.
Após isso escolha se a liga será pública (qualquer pessoa pode entrar), moderada (qualquer pessoa poderá pedir para entrar, mas precisará de sua aprovação para entrar) ou privada (só poderá entrar quem receber seu convite).
E a última etapa é criar uma flâmula para sua liga. Ela irá aparecer ao lado do nome e da descrição da sua liga.
Pronto, agora que a liga está criada, aparecerá uma caixa escrita “Convidar a galera”, ali, você poderá convidar seus amigos pelo nome do time deles, ou associando sua conta ao Facebook, e adicionando seus amigos pelo perfil.

Nenhum comentário